Periodontia: o que é feito nessa área da odontologia?

Periodontia: o que é feito nessa área da odontologia?

A saúde bucal vai muito além da condição dos dentes. Na verdade, as gengivas e as estruturas que suportam os dentes também podem apresentar problemas, sendo eles tratados pela periodontia.

A periodontia é uma especialidade da odontologia focada nesses tecidos, lidando com os problemas deles. O periodontista realiza a prevenção, diagnóstico e tratamentos das complicações que ocorrem na gengiva, ligamento periodontal e o osso alveolar.

Então, quando procurar um periodontista? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre essa área da odontologia!

O que é a periodontia e quais são as suas áreas?

“A importância da periodontia reside no fato de lidar diretamente com os tecidos que proporcionam sustentação para os dentes.”

A periodontia se trata de uma especialidade odontológica que lida com os tecidos do periodonto, ou seja, os que proporcionam sustentação aos dentes. Essa área realiza a prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas que ocorrem nas:

  • Gengivas;
  • Ligamento periodontal;
  • Ossos alveolares.

O periodontista, que é o dentista dessa área, tem a função de avaliar a situação das estruturas ao redor dos dentes. Seu papel é o de mantê-las saudáveis antes do paciente iniciar qualquer tratamento odontológico.

Porém, não há apenas um grupo de procedimentos da periodontia…

Periodontia clínica

O grupo de procedimentos da periodontia clínica é direcionado para a prevenção de problemas bucais. Os principais procedimentos são a:

  • Profilaxia dentária profissional;
  • Tratamento de doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.

A gengivite se trata de uma inflamação na gengiva que deixa os tecidos mais sensíveis, vermelhos e com maior facilidade de sangrar. Geralmente, surge em decorrência de uma higienização bucal inadequada.

Já a periodontite se trata de um estágio avançado do problema anterior, ocorrendo a infecção nos tecidos que realizam a sustentação e fixação dentária. Se não for tratada, pode levar à perda do dente.

Periodontia médica

Os procedimentos da periodontia médica envolvem as condições sistêmicas presentes ou agravadas por uma doença periodontal. Essas condições são:

  • Aterosclerose;
  • Diabetes mellitus;
  • AVC;
  • Alzheimer;
  • Gravidez;
  • Tabagismo.

Periodontia estética

Por fim, há o grupo de procedimentos voltados para a melhoria da estética periodontal, também conhecida como estética rosa. Algumas das principais cirurgias estéticas são as de sorriso gengival e as de recobrimento radicular.

Quando procurar um periodontista?

Para saber quando procurar um periodontista, é importante identificar os principais sintomas de uma doença periodontal. Os sintomas variam conforme o problema que foi desenvolvido e a gravidade do quadro.

Os principais sintomas da gengivite são:

  • Sangramento na gengiva, assim como inchaço;
  • Alteração de tonalidade no tecido;
  • Sensação de gosto ruim na boca e mau hálito.

Já os sintomas que identificam a periodontite são:

  • A impressão de dentes mais longos;
  • Descolamento da gengiva;
  • Sensibilidade alta nos dentes;
  • Motilidade dentária.

Porém, a periodontite e a gengivite não são os únicos problemas bucais que identificam o momento de buscar por um periodontista!

O abcesso dentário também é um problema tratado pela periodontia

O abcesso dentário é um tipo de inflamação que produz pus num ponto específico da boca, seja ao redor do dente ou na raiz. Ele pode ser um abcesso periodontal ou abcesso periapical.

Nos dois casos, há a formação do nódulo purulento, que acaba gerando grande dor e incômodo. A causa do problema tende a ser uma infecção bacteriana, que gera o acúmulo de bactérias, células mortas e líquido inflamatório.

Caso tenha os sintomas do problema, é importante que busque o tratamento urgentemente, pois é uma infecção mais forte. Se não for tratada, causa um quadro infeccioso generalizado.

O que o periodontista faz?

Um dos principais tratamentos realizados na periodontia é a raspagem no dente, também conhecida como tartarectomia. Ela é importante para a retirada do tártaro, que é conhecido como cálculo dental.

As doenças periodontais se desenvolvem a partir da acumulação de resíduos – ao eliminá-los, você evita a progressão da inflamação.

Além desse procedimento, o periodontista realiza a:

  • Retirada da placa bacteriana e do biofilme bacteriano;
  • Raspagem subgengival para tratar a periodontite.

O periodontista também realiza a indicação de medicamentos ou produtos bucais, que apresentam função terapêutica. Alguns exemplos são os anti-inflamatórios, antibióticos, pastas de dente ou enxaguantes bucais de função medicamentosa.

Por fim, o profissional realiza cirurgias importantes dentro da especialidade da odontologia!

Gengivectomia

Através da gengivectomia, o profissional realiza a retirada do excesso de gengiva. Porém, o procedimento não se restringe apenas a isso, podendo ser usado para intervenções ósseas em busca de melhor simetria bucal.

Enxerto gengival

O enxerto gengival é recomendado para pacientes que possuem algum tipo de retração na gengiva. Esse problema pode levar à maior sensibilidade, pois a gengiva não recobre totalmente a raiz dentária.

Dessa forma, em vez de retirar parte da gengiva, é acrescentado, de forma a dar mais volume.

Gengivoplastia

A gengivoplastia se trata de uma plástica realizada no tecido gengival, sendo feita para alcançar uma melhor simetria. Pode até ser retirada um pouco de gengiva, mas não o mesmo tanto que é retirado na gengivectomia.

Frenectomia

A frenectomia se trata de um procedimento que realiza a remoção ou redução da membrana conhecida como freio. Ela se trata de uma pele muito fina entre a língua e os lábios superior e inferior.

É um procedimento comum quando essa membrana gera limitação na fala, nos movimentos da língua, nas correções ortodônticas ou nas próteses dentárias.

É importante ir atrás de um periodontista?

A periodontia é uma especialidade importante não só para a saúde bucal, como também para a saúde do corpo todo. Se as bactérias presentes na boca atingirem a corrente sanguínea, é possível que ocorram infecções generalizadas.

Além disso, essa especialidade é importante para a prevenção de problemas bucais, garantindo que a dentição tenha uma boa base para fixação.

Entendida a importância da periodontia, você deve ir atrás de um profissional da área para lidar com o seu problema. Marque uma consulta agora na clínica Odontoface e converse com nossos especialistas!

AGENDE UMA CONSULTA

Queremos o seu melhor sorriso! Você pode enviar críticas, sugestões e elogios para a nossa equipe. Deixe uma mensagem ou use um dos canais abaixo para falar conosco. Nós teremos o prazer lhe atender!





    × Como posso te ajudar?