Odontopediatria: quando ela é necessária para a saúde bucal infantil?

Odontopediatria: quando ela é necessária para a saúde bucal infantil?

A saúde bucal das crianças deve ser buscada desde cedo. Conforme os dentinhos se desenvolvem, mais atenção os pais precisam ter nessa época. Por isso que a odontopediatria se faz necessária.

A odontopediatria se trata de um ramo da odontologia que lida com a saúde bucal de bebês, crianças e até gestantes. Por mais que haja o medo infantil de enfrentar um dentista, a especialização da odontopediatria é essencial para as crianças.

E quando ela se faz mais necessária? Prossiga com a leitura do artigo e saiba o que faz uma odontopediatra!

O que é e qual é a importância da odontopediatria?

“A especialização da odontopediatria não é recomendada apenas quando há problemas – se trata de um acompanhamento essencial durante a infância.”

A odontopediatria se trata de uma especialidade dentro da odontologia que se volta para a saúde bucal de bebês, crianças, adolescentes e gestantes. A especialização da odontopediatria é o acompanhamento do crescimento e da formação dentária.

Dentro dela, existe a hebiatra, que se trata do tratamento de saúde bucal voltado aos adolescentes. Além disso, há também o pré-natal odontológico, que cuida da saúde bucal da gestante e do bebê, dos seus primeiros dias até os 18 anos.

O odontopediatra acaba tendo os mesmos conhecimentos de odontologia que um cirurgião-dentista apresenta. Dentre os conhecimentos, é possível abordar a endodontia, restauração, ortopedia, prevenção e cirurgia.

Qual é a importância da odontopediatria?

A maior importância da odontopediatria acaba sendo na prevenção de problemas de higiene bucal. O odontopediatra tem o papel de identificar possíveis problemas de saúde bucal e também o de instruir os pais nos cuidados corretos.

A prevenção da odontopediatria é relevante principalmente para as crianças, bebês e gestantes. Mulheres grávidas devem se informar sobre os principais cuidados de higiene bucal a partir do nascimento e até antes.

Além disso, as crianças precisam de acompanhamento especial quanto à saúde da boca e o odontopediatra tem a função de tornar isso menos desconfortável.

O que faz um odontopediatra?

O odontopediatra é um profissional capacitado para realizar todas as funções executadas por um cirurgião-dentista. A diferença é que o profissional da odontopediatria se específica exatamente na higiene bucal infantil.

Dessa forma, o que faz um odontopediatra?

  • Realiza o controle e a prevenção da odontopediatria para crianças. Nisso, são feitas restaurações em dentes com cárie, aplicações de flúor, aplicações de selantes, entre outras atividades;
  • Conduz o acompanhamento da queda dos dentes de leite da criança e também o nascimento dos dentes definitivos;
  • Promove o monitoramento do nascimento dos primeiros dentinhos da criança;
  • Realiza a orientação da gestante, assim como a conscientização dos principais cuidados na higiene bucal infantil.

É papel do odontopediatra indicar a melhor higiene oral

Parte da prevenção da odontopediatria é a orientação sobre a higiene bucal infantil na fase dos primeiros dentinhos. Para manter os dentes saudáveis, o profissional deve indicar as ferramentas certas para a escovação.

Além disso, precisa indicar como a escovação é corretamente realizada!

É comum também o aparelho ortodôntico?

Apesar do uso de aparelho ortodôntico ser bastante recorrente na adolescência, ele também pode ser utilizado a partir dos 6 anos de idade. Nesse caso, o tratamento pode ser para os dentes, assim como para as bases esqueléticas (maxila e mandíbula).

Contudo, o serviço realizado pelo odontopediatra é diferente do que é feito pelo odontologista!

Quando você deve buscar por um odontopediatra?

O odontopediatra é um especialista que você deve buscar para a prevenção da odontopediatria. Dessa forma, o momento para ir atrás dele não é apenas quando ocorrem problemas, mas também durante as fases da vida da criança.

Antes dos primeiros dentinhos

Pais e responsáveis devem levar o seu bebê ao odontopediatra já nos primeiros meses de vida, de forma a receberem orientações sobre higiene bucal. Além disso, é o momento de tirar dúvidas sobre itens bucais, como chupetas e mamadeiras

Após os primeiros dentinhos

Os pais e responsáveis devem ir atrás do odontopediatra para saber se o nascimento dos primeiros dentinhos está ocorrendo corretamente. Além disso, é esse profissional que conduz a investigação da falta de dentes ao completar 2 anos.

Na troca dos dentes de leite para os definitivos

Quando é o momento da dentição definitiva, o profissional deve ser acionado para verificar se o nascimento está ocorrendo corretamente. Além disso, ele avalia se é necessário o uso de aparelho ortodôntico.

Caso hajam problemas bucais

O odontopediatra não deve ser buscado apenas em épocas de transição, mas também quando os dentes saudáveis apresentam problemas bucais. Alguns dos problemas comuns são a cárie, dor de dente ou dente quebrado.

Quais são as vantagens de contar com a odontopediatria?

Ao buscar um profissional especializado em odontopediatria, as seguintes vantagens surgem:

  • Criação de bons hábitos de higiene bucal para as crianças desde cedo;
  • Diminuição das ansiedades e dúvidas dos pais;
  • Identificação de problemas bucais de forma precoce;
  • Resolução de problemas de maneira mais prática.

Se você sente que há a necessidade de marcar uma consulta de odontopediatria, não se preocupe. Aqui na Odontoface, você pode marcar uma consulta profissional com custo acessível para a saúde bucal do seu filho!

AGENDE UMA CONSULTA

Queremos o seu melhor sorriso! Você pode enviar críticas, sugestões e elogios para a nossa equipe. Deixe uma mensagem ou use um dos canais abaixo para falar conosco. Nós teremos o prazer lhe atender!





    × Como posso te ajudar?