A saúde bucal das crianças deve ser buscada desde cedo. Conforme os dentinhos se desenvolvem, mais atenção os pais precisam ter nessa época. Por isso que a odontopediatria se faz necessária.
A odontopediatria se trata de um ramo da odontologia que lida com a saúde bucal de bebês, crianças e até gestantes. Por mais que haja o medo infantil de enfrentar um dentista, a especialização da odontopediatria é essencial para as crianças.
E quando ela se faz mais necessária? Prossiga com a leitura do artigo e saiba o que faz uma odontopediatra!
O que é e qual é a importância da odontopediatria?
“A especialização da odontopediatria não é recomendada apenas quando há problemas – se trata de um acompanhamento essencial durante a infância.”
A odontopediatria se trata de uma especialidade dentro da odontologia que se volta para a saúde bucal de bebês, crianças, adolescentes e gestantes. A especialização da odontopediatria é o acompanhamento do crescimento e da formação dentária.
Dentro dela, existe a hebiatra, que se trata do tratamento de saúde bucal voltado aos adolescentes. Além disso, há também o pré-natal odontológico, que cuida da saúde bucal da gestante e do bebê, dos seus primeiros dias até os 18 anos.
O odontopediatra acaba tendo os mesmos conhecimentos de odontologia que um cirurgião-dentista apresenta. Dentre os conhecimentos, é possível abordar a endodontia, restauração, ortopedia, prevenção e cirurgia.
Qual é a importância da odontopediatria?
A maior importância da odontopediatria acaba sendo na prevenção de problemas de higiene bucal. O odontopediatra tem o papel de identificar possíveis problemas de saúde bucal e também o de instruir os pais nos cuidados corretos.
A prevenção da odontopediatria é relevante principalmente para as crianças, bebês e gestantes. Mulheres grávidas devem se informar sobre os principais cuidados de higiene bucal a partir do nascimento e até antes.
Além disso, as crianças precisam de acompanhamento especial quanto à saúde da boca e o odontopediatra tem a função de tornar isso menos desconfortável.
O que faz um odontopediatra?
O odontopediatra é um profissional capacitado para realizar todas as funções executadas por um cirurgião-dentista. A diferença é que o profissional da odontopediatria se específica exatamente na higiene bucal infantil.
Dessa forma, o que faz um odontopediatra?
- Realiza o controle e a prevenção da odontopediatria para crianças. Nisso, são feitas restaurações em dentes com cárie, aplicações de flúor, aplicações de selantes, entre outras atividades;
- Conduz o acompanhamento da queda dos dentes de leite da criança e também o nascimento dos dentes definitivos;
- Promove o monitoramento do nascimento dos primeiros dentinhos da criança;
- Realiza a orientação da gestante, assim como a conscientização dos principais cuidados na higiene bucal infantil.
É papel do odontopediatra indicar a melhor higiene oral
Parte da prevenção da odontopediatria é a orientação sobre a higiene bucal infantil na fase dos primeiros dentinhos. Para manter os dentes saudáveis, o profissional deve indicar as ferramentas certas para a escovação.
Além disso, precisa indicar como a escovação é corretamente realizada!
É comum também o aparelho ortodôntico?
Apesar do uso de aparelho ortodôntico ser bastante recorrente na adolescência, ele também pode ser utilizado a partir dos 6 anos de idade. Nesse caso, o tratamento pode ser para os dentes, assim como para as bases esqueléticas (maxila e mandíbula).
Contudo, o serviço realizado pelo odontopediatra é diferente do que é feito pelo odontologista!
Quando você deve buscar por um odontopediatra?
O odontopediatra é um especialista que você deve buscar para a prevenção da odontopediatria. Dessa forma, o momento para ir atrás dele não é apenas quando ocorrem problemas, mas também durante as fases da vida da criança.
Antes dos primeiros dentinhos
Pais e responsáveis devem levar o seu bebê ao odontopediatra já nos primeiros meses de vida, de forma a receberem orientações sobre higiene bucal. Além disso, é o momento de tirar dúvidas sobre itens bucais, como chupetas e mamadeiras
Após os primeiros dentinhos
Os pais e responsáveis devem ir atrás do odontopediatra para saber se o nascimento dos primeiros dentinhos está ocorrendo corretamente. Além disso, é esse profissional que conduz a investigação da falta de dentes ao completar 2 anos.
Na troca dos dentes de leite para os definitivos
Quando é o momento da dentição definitiva, o profissional deve ser acionado para verificar se o nascimento está ocorrendo corretamente. Além disso, ele avalia se é necessário o uso de aparelho ortodôntico.
Caso hajam problemas bucais
O odontopediatra não deve ser buscado apenas em épocas de transição, mas também quando os dentes saudáveis apresentam problemas bucais. Alguns dos problemas comuns são a cárie, dor de dente ou dente quebrado.
Quais são as vantagens de contar com a odontopediatria?
Ao buscar um profissional especializado em odontopediatria, as seguintes vantagens surgem:
- Criação de bons hábitos de higiene bucal para as crianças desde cedo;
- Diminuição das ansiedades e dúvidas dos pais;
- Identificação de problemas bucais de forma precoce;
- Resolução de problemas de maneira mais prática.
Se você sente que há a necessidade de marcar uma consulta de odontopediatria, não se preocupe. Aqui na Odontoface, você pode marcar uma consulta profissional com custo acessível para a saúde bucal do seu filho!